Na última quarta-feira, 16, teve lugar, no distrito de Moma, província de Nampula, uma sessão do Conselho e Café Cidadão, com o objectivo de reforçar o diálogo entre cidadãos e autoridades locais.
O debate esteve centrado nas vias de acesso, onde os participantes, de forma unânime, afirmaram que Moma enfrenta sérias dificuldades de acesso, com estradas degradadas e infra-estruturas precárias que comprometem o escoamento de produtos, dificultam a mobilidade da população e travam o desenvolvimento económico da região.
Para além das questões ligadas à mobilidade e ao acesso rodoviário, os participantes destacaram problemas nos sectores da saúde, educação, subsistência e a fraca responsabilidade social das empresas mineiras que operam na região.
Em resposta às críticas, o governo local esclareceu que a reabilitação das vias de acesso não está sob a sua alçada, tratando-se de uma responsabilidade do governo central.
O encontro, que reuniu moradores, líderes comunitários, representantes do governo local e outras entidades para debater os principais desafios enfrentados pelo distrito, contou com o apoio do CESC, no âmbito do Projecto Pró-Cívico, implementado em consórcio com o IMD, o MASC e o CDD.